parallax background

Touriga Nacional, a mais portuguesa de todas as castas

A Touriga Nacional, uma das melhores castas portuguesas, está presente em alguns dos vinhos alentejanos DIVAI com mais personalidade, como o DIVAI Touriga Nacional.

 

O que é a Touriga Nacional?

A Touriga Nacional é uma das mais emblemáticas castas de vinho tinto portuguesas, originária do Dão, mas cultivada de Norte a Sul do país. Talvez por isso seja considerada a rainha das uvas tintas portuguesas. É uma casta com grande personalidade, capaz de produzir uma grande variedade de vinho de alta qualidade, incluindo o Vinho do Porto. Ou os monovarietais alentejanos, como é o caso do DIVAI Touriga nacional.

A Touriga Nacional é, incontornavelmente, entre as mais de 250 castas portuguesas, a que mais notoriedade tem entre enófilos, profissionais e consumidores.

 

Touriga Nacional: características.

A Touriga Nacional é uma casta muito consistente em termos de qualidade dos vinhos.  Os vinhos têm uma cor intensa. O aroma é igualmente intenso que pode ser floral (violetas, rosas) ou silvestre (rosmaninho, esteva). No palato possui volume, grande estrutura e persistência e tem um elevado potencial para envelhecimentos prolongados em garrafa.

É uma casta com uma produtividade mediana, que se desenvolve em vários tipos de solo e clima. Os seus cachos são pequenos e compactos, assim como os seus bagos. Estes possuem uma característica cor azul muito escura, quase negra. Os bagos têm uma pele com boa espessura, o que ajuda na obtenção das suas características cores intensas e uma polpa rígida e suculenta.

 

A História da “rainha das castas portuguesas”

Apesar do nome, esta casta não foi sempre “tão nacional”. Apontada como originária da região do Dão, são antigas as referências a esta casta, sendo a mais antiga, em 1790, feita por Larcerda Lobo. No entanto, no século XIX, o combate à filoxera no Douro e no Dão obrigou ao uso de porta-enxertos americanos, o que apesar de a ter tornado resistente a esta praga, reduziu-lhe drasticamente a produtividade, associando-a ao tão conhecido provérbio português “Muita parra e pouca uva”. Esta baixa produtividade levou a que esta variedade, que é hoje a principal casta portuguesa, fosse na década de 1970 quase residual.

 

Em 1981, o trabalho desenvolvido por José António Rosas e João Nicolau de Almeida fez com que esta casta recuperasse o protagonismo. Os dois identificaram aquelas que consideravam as cinco melhores castas para o vinho do Porto e uma delas era a Touriga Nacional. Quatro anos depois, arrancou o Projecto de Desenvolvimento Rural Integrado de Trás-os-Montes, que financiou a plantação de 2500 hectares de vinhas novas no Douro e a reestruturação de 300 hectares de vinhas já existentes, e, a partir daí, a Touriga Nacional voltou a ser procurada. Hoje, a Touriga Nacional está plantada de Norte a Sul do país, conferindo-lhe uma forte personalidade identitária nos vinhos portugueses

DIVAI blog Touriga Nacional

Touriga Nacional e o vinho do Alentejo

Apesar de nascida no Dão, a Touriga Nacional abraçou o Alentejo como casa, tornando-se a terceira região onde a Touriga Nacional tem mais expressão a nível nacional, a seguir ao Douro e ao Dão, ocupando mais de 1300 hectares.

 

Uma vez que esta casta prefere lugares quentes e com elevada incidência solar assim como solos graníticos, os quais dão vinhos frescos, com taninos finos e estruturados e solos xistosos que produzem vinhos intensos e mais encorpados, a Touriga Nacional encontrou no Alentejo a casa perfeita. E o Alentejo encontrou nesta casta a capacidade de expressar o terroir, o paladar e o aroma que caracterizam a tradição e a paisagem da região, presentes nos vinhos alentejanos. Formou-se portanto, entre o Alentejo e Touriga Nacional, uma parceria perfeita.

 

Com essa parceria, entre a Touriga Nacional e o Alentejo, criámos alguns dos nossos vinhos tintos alentejanos, como o Divai Noir, Divai Reserva Tinto e o Monovarietal Touriga Nacional.

 

 

DIVAI Touriga Nacional

Proveniente de vinhas com cerca de dezanove anos, o monovarietal DIVAI Touriga Nacional, criado pelo enólogo Luís Duarte é um vinho de aspecto límpido com cor rubi intensa. Apresenta aroma de violetas e arbustos silvestres. Na boca é encorpado com uma boa estrutura de taninos que lhe permite uma nobre evolução em garrafa.

 

Este vinho alentejano tinto, com estágio de doze meses em barricas de carvalho francês, o que lhe confere mais qualidades aromáticas e melhora a estrutura desta casta, arredondando-lhe os taninos e tornando-o num vinho particularmente elegante e equilibrado.

Saiba mais sobre este excelente vinho visitando a nossa loja

 

Em 2020, foi com enorme orgulho que a DIVAI  viu dois vinhos premiados com medalha de prata, pela International Wine Challenge (IWC), DIVAI Touriga Nacional 2018 e DIVAI Touriga Nacional 2017. Este monovarietal já tinha arrecadado outra medalha de prata, também pela IWC, em 2018, com o DIVAI Touriga Nacional 2016.

DIVAI blog Touriga Nacional

DIVAI Touriga Nacional: Harmonização

O DIVAI Touriga Nacional harmoniza com carnes vermelhas, tanto grelhadas como assadas. Assim como carne intensas como borrego, cabrito, porco preto, sendo portanto perfeito para acompanhar pratos típicos da gastronomia alentejana. Em termos de molhos, sugerimos os frutados à base de damascos e ameixas secas.

Os enchidos e o queijo curado também acompanham muito bem o DIVAI Touriga Nacional, sugerindo uma partilha de tapas num momento de descontracção entre amigos e família, ou como final de refeição.

 

Aconselhamos também algum cuidado com pratos excessivamente condimentados para acompanhar este vinho, pois podem sobrepor-se aos seus taninos e às nuances de violetas e arbustos silvestres.

 

A Touriga Nacional, para além de rainha das castas portuguesas, será também a rainha das castas dos vinhos DIVAI. Saiba mais sobre a Touriga Nacional vinho e visite a nossa loja.

Minha Conta